sexta-feira, 15 de março de 2013

FESTA INTERNACIONAL DA FRANCOFONIA - 19 de março a 04 de abril

A Cinemateca Brasileira participa da terceira edição da FESTA INTERNACIONAL DA FRANCOFONIA. Trata-se de um evento que celebra a língua e a cultura francesas, promovendo uma série de atividades culturais na cidade de São Paulo e é iniciativa dos Consulados Gerais da França, Canadá, Bélgica e Suíça, do Escritório de Québec em São Paulo, e da Aliança Francesa.
Será apresentado ao público uma seleção de obras referenciais do cinema francês. Com curadoria da instituição, a mostra divide-se em dois programas. O primeiro reúne títulos clássicos e nomes de peso, tais como A Bela e a Fera (1946), obra-prima de Jean Cocteau, French cancan (1954), comédia musical de Jean Renoir ambientada na Belle Époque parisiense, com a participação de Édith Piaf, Acossado (1959), de Jean-Luc Godard, um dos marcos inaugurais da nouvelle vague, e O dinheiro (1983), último filme do mestre Robert Bresson, premiado no festival de Cannes. Completam o programa produções menos vistas como A guerra dos botões (1962), de Yves Robert, drama sobre um grupo de meninos que vive numa região rural da França, prêmio Jean Vigo de 1962. O segundo bloco reúne obras do cineasta Raymond Depardon, um dos principais nomes do moderno documentário francês. Serão exibidos, dentre outros títulos de sua filmografia, 1974, um presidente em campanha (1975), registro cômico da campanha do candidato Valéry Giscard d’Estaing à presidência da França nos anos 1970 , e as duas partes da trilogia de Depardon dedicada ao mundo rural francês – Perfis camponeses: a aproximação (2001), e Perfis camponeses: o cotidiano (2005) – trilogia completada  em 2008, com La vie moderne.

Todos os filmes serão exibidos em cópias 35mm. Confira a programação completa da FESTA em www.aliancafrancesa.com.br/francofonia2013

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações:
 (11) 3512-6111  (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br

Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,
00 (meia-entrada) 
Maiores de 60 anos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de documento.

Bon week-end!


Nenhum comentário:

Postar um comentário